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Campo magnético da Terra afeta pistas de Guarulhos

  • Terra -

O aeroporto internacional de Guarulhos (SP) teve que passar por mudanças operacionais neste início de mês por conta de uma alteração no campo magnético da Terra, segundo reportagem do UOL. As duas pistas principais foram as mais afetadas, que tiveram que se adaptar à nova realidade. Mas como o magnetismo do planeta interfere em uma pista de aeroporto?

É simples: principalmente na hora de pousar, os aviões costumam usar bússolas para orientar em qual sentido devem direcionar os aviões para que eles fiquem alinhados com a pista. E foi nas bússolas que a mudança magnética da Terra interferiu.

Como funcionam os pousos?
Em cada uma das pistas, têm números que vão de 01 a 36 pintados no chão. Mas eles não estão lá aleatoriamente: são o produto do ângulo da bússola magnética que está sendo marcada pelos aviões dividido por dez - e a ordem de contagem vai do norte ao sul.

Para o avião descobrir qual dos números seguir, funciona assim: o último dígito do ângulo é sempre desprezado, mas se for maior que cinco, é arredondado para cima. Por exemplo, uma pista em que a bússola está apontada para "090º" terá a numeração "09", mas se a bússola aponta para "177º", a pista será a "18".

No caso de haver pistas paralelas com o mesmo número, a solução é adicionar letras. A pista mais à esquerda ganha a letra L (de "left", à esquerda em inglês), enquanto a pista à direita é acrescida do R (de "right", à direita em inglês). No caso de ter ainda uma pista central, a letra adicionada é o C (de "center", centro em inglês). Todas essas referências são consideradas a partir do ponto de vista do piloto.

Mudança no aeroporto de Guarulhos
No Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (ou Cumbica, como é popularmente conhecido), existem duas pistas; cada uma até então traziam os números 27 e 09 acompanhados das letras L e R de acordo com a posição que o avião se encontra. Porém, uma alteração no campo magnético da Terra fez com que houvesse uma mudança na posição do pólo norte e do pólo sul. Naturalmente, isso acontece na Terra devido à camada líquida do núcleo do planeta, que se movimenta.

A mudança fez com que o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira), determinasse que as pistas fossem denominadas de 10L/28R e 10R/28L - o que começou a valer a partir do dia 8 de setembro.

Apesar de esse ser um movimento natural do planeta, a GRU Airport, administradora do aeroporto, afirma que essa foi a primeira vez que uma mudança assim precisou ser feita no local, que já existe desde 1985. A FAB diz que esse tipo de mudança no campo magnético "ocorre lentamente e, em média, modifica um grau a cada dez anos".

Além de repintar os números das pistas, será necessário mudar toda a documentação da navegação, sistemas informativos de tráfego aéreo e toda a sinalização de solo das pistas e pátios. Os documentos servem de referência para pilotos e devem ser consultados antes de voos no aeroporto terem início.(Terra)

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